Quem somos

O Racionalismo Cristão é uma filosofia para o nosso tempo. Estudar a Doutrina e submeter os seus princípios ao crivo da razão é o caminho indicado para as pessoas que, como você, desejam se esclarecer, e não renunciar ao seu direito de serem independentes para pensar, raciocinar e tirar suas próprias conclusões.

O conhecimento da vida espiritual não pode ser alcançado por aqueles que, sem raciocinar e imbuídos de misticismo, se limitam a repetir “verdades” dogmáticas e conceitos concebidos em épocas
obscurantistas, os quais a razão, o bom senso e a ciência não podem admitir como verdadeiros.

O Racionalismo Cristão, por ser uma filosofia espiritualista, divulga princípios universais para que sejam estudados e, após a necessária reflexão, colocados em prática, tornando os seres humanos espiritualmente independentes.

Finalidade do Racionalismo Cristão

Onde se pratica o Racionalismo Cristão

O que é o espírito

A lei da reencarnação

Quem foi Jesus

Finalidade das reuniões

18 Comments:

  1. Eugenio Ramos Pinto

    O Racionalismo Cristão se pratica dentro das casas racionalistas cristãs e também nos lares onde haja pessoas com conhecimento espiritual racional e cientifico e que usam os bons sentimentos para o bem geral da humanidade. Boa noite a toda comunidade RC.

  2. Joanir de Arruda Campos

    Agradeço a minha estimada mãe, quando eu era criança determinava com toda sua firmeza a minha ida ao Centro Redentor de Cuiabá há mais de 40 anos. Hoje sei que a sua determinação é muito útil para minha pessoa e a partir do instante que adquiri meu computador constantemente fico ligado na Rádio Razão ouvindo os esclarecimentos que são riquíssimos e faço minhas irradiações no meu horário propício. Esta Doutrina está de parabéns com esta veiculação de esclarecimento a todos os cidadãos do mundo que tanto necessitam de palavras esclarecedoras e de cunha humanitário.

  3. Chico Andrade

    A melhor coisa que me aconteceu foi ter conhecido o Racionalismo Cristão. Eu sou feliz por isso.

  4. Cynthia Maria Azambuja Corrêa

    Boa tarde! Sr. Luiz Hamilton Menossi. Vamos tentar filosofar com a lógica do RC?
    Aqui vai:
    “Pensar é atrair é um conceito lógico da filosofia do Racionalismo Cristão (RC); é um começo de estudo para a demonstração de forma natural, junto com o ponto de partida que é a lógica: levando-se em consideração que é necessário sentir a interligação com o Todo (Grande Foco); é o sinal que o sentir está interligado com a vida do Ser Humano.
    Por outro lado, o ser humano tem a razão, e a razão tem o entendimento do RC, para direcionamento de comportamento natural espontâneo, que o próprio ser buscou e viveu.
    OBS: que se difere do religioso, que tem normas dogmáticas que são seguidas rigorosamente.
    O entendimento do RC (filosofia) tem como recurso a experiência diafanizada, através da orientação e educação – conforto que o RC coloca a disposição, cujo entendimento se renova na Ciência, como cultura para o nosso tempo presente, acompanhando a evolução moderna passo-a-passo.
    Grande abraço. Cynthia.

  5. Luiz Hamilton Menossi

    Somos o que pensamos.
    Temos que ter cuidado com o que pensamos, sentimos e desejamos. O que se pensa, sente e deseja, se atrai. “Pensar é atrair”.
    Luiz Hamilton

  6. Cynthia Maria Azambuja Corrêa

    O termo Cristão tem desdobramento: a) filosófico; b) religioso.
    O termo Racionalismo Cristão vem do entendimento da linha de conhecimento da filosofia.
    Para se falar sobre o termo “Cristão” do Racionalismo (Filosofia), é necessário sentir o “Grande Foco” na vida, pois é como procurar na Filosofia a Verdade.

    Como encontrar o sentido do termo: “Cristão” no Racionalismo?

    a) consiste em demonstrações de forma natural;
    b) utilizar-se de reflexões condicionadas pela experiência – com o uso da razão -estritamente racional;
    c) o ponto de partida é a lógica.
    histórico:
    A construção de uma filosofia cristã – início, era de Platão (427 a 347 a.C); e outros filósofos (vd. livros do Racionalismo Cristão);

    O suporte racional do cristianismo:
    a) A origem do termo filosófico: “Cristão” está embasado na substância doutrinária para orientar e educar;
    b) O conhecimento filosófico do Racionalismo Cristão é de Escola Atualística, que se renova na Ciência, como cultura para o nosso tempo presente, acompanhando a evolução moderna passo-a-passo.
    Esse é o esclarecimento que eu gosto de estudar na cultura racionalista cristã.
    Adoravelmente, deixo um abraço.
    Dra. Cynthia Maria Azambuja Corrêa
    Filial São José do Rio Preto do Racionalismo Cristão – SP

  7. Aquiles Moisés dos Santos

    O Racionalismo Cristão é a síntese de tudo de bom que existe em outros segmentos religiosos e liberta quem o estuda das amarras.

  8. Bruna Carolina

    Doutrina MARAVILHOSA!!!

  9. Eleutério Fernandes

    Costumo brincar que o racionalista cristão verdadeiro é como um filho, não sabe que sua mãe é realmente sua mãe, mas ao mesmo tempo, tem toda certeza disso, sente no mais fundo do seu ser esta verdade; não é apenas uma questão de acreditar ou não; ele sabe simplesmente.
    Pois é, o racionalista cristão sente a verdade desta doutrina no mais fundo de si, porém, meditando, raciocinando, analisando as coisas, sem aceitar tudo como absoluto, ou seja, sem fanatismos.

  10. Auta Isabel Gomes Quaresma

    Infelizmente não entendo esta saudável e bela doutrina do Racionalismo Cristão, mas já assisti algumas reuniões e li um livro, eis que meu marido José Martiniano Quaresma, era assíduo frequentador da Casa em Belo Horizonte. Mas, é uma doutrina muito boa e dedicada aos ensinamentos para o ser humano se aperfeiçoar cada vez mais. Auta Quaresma- Pará de Minas, MG

    • Se me é permitido, direi que esta maravilhosa doutrina “exige” estudo, muito estudo para que nos sintamos mais e mais esclarecidos, despertos, atentos e preparados para e/na evolução espiritual que cada um de nós terá que fazer, sejamos fortes, íntegros e felizes na caminhada! Não é fácil, mas é de valor!
      Muito obrigada a todos!

  11. O Racionalismo Cristão não deixa de ser o tônico da vida para os entendidos da sua prática com arma simples que é o pensamento bem vibrado, disciplina, força da vontade e caráter para sua continuidade a fim de esclarecer-se.

  12. Se vocês não creem em Jesus como CRISTO, mas apenas como Jesus um homem comum (sem o Cristo), por que se utilizar o termo cristão? Já que Cristo não é sobrenome de Jesus e, sim, se refere a uma posição, um título que lhe é dado, assim como Messias. Um termo mais correto talvez fosse Racionalismo Jesuístico, Jesuíta, Racionalismo de Jesus.

    • Marcelo,
      concordo com você.
      A intenção é tão honesta, por que então usar um termo que não faz jus à doutrina?
      Causaria menos confusão e seria mais fácil para os racionalistas identificarem o cerne da doutrina.
      Talvez: “Racionalismo dos ensinamentos de Jesus”.
      Mas pensando bem, dizer que Jesus foi um homem sem a ação do Espírito Santo, também é uma racionalização, então, não é uma racionalização somente dos seus ensinamentos. O termo proposto pelo caro Marcelo “Racionalismo de Jesus” também gera uma informação dúbia sobre a doutrina, visto que não é Jesus que racionaliza e sim outras pessoas que escreveram uma nova doutrina a partir dele, Jesus, que não deixou nada escrito sobre o assunto racionalização.
      Seria uma questão muito interessante para debate entre os membros da doutrina, encontrar um nome que realmente seja fiel à proposta que a doutrina propõe.
      Bom Congresso para todos em 2015!

  13. Parabéns aos idealizadores e desenvolvedores no novo site do RC. É muito importante saber que a Doutrina está acompanhando também a evolução tecnológica e humana. Os conceitos doutrinários permanecem intactos e sempre atuais, no entanto, mais disponíveis ao conhecimento geral.
    A facilidade de acesso aos livros da doutrina também contribui magnificamente àqueles que se interessam em se esclarecer como Força e Matéria.
    Grande abraço.

  14. Luiz Hamilton Menossi

    Faróis na escuridão
    As casas racionalistas cristãs geralmente ostentam sobre a sua entrada principal o símbolo de um Sol irradiante, e o termo Grande Foco criado por Luiz de Mattos dá a ideia de intensidade de luz.
    […] para que Eles nos envolvam na sua luz e fluidos […] para que a luz se faça em nosso espírito […] essência das duas irradiações disciplinares do Racionalismo Cristão.
    As casas racionalistas cristãs são faróis na escuridão da vida terrena, mostrando aos espíritos humanos, encarnados e desencarnados, o caminho com segurança, iluminado pela luz da razão esclarecida.
    Luiz Hamilton

  15. Marcia Nunes da Silva

    Grata por tudo que os racionalistas cristãos fizeram e fazem por mim.
    É muita gentileza.
    Um grande abraço Márcia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *