Testes RC

Esta página contém perguntas formuladas com o objetivo de convidar e incentivar ao estudo da doutrina racionalista cristã. Para ver as respostas, queira clicar no link correspondente à pergunta. Para ver os testes separadamente, clique no link “Resposta” correspondente. Para baixar um arquivo DOC com todos os testes, clique AQUI. Lembremos que as obras editadas pelo Racionalismo Cristão não têm por objetivo responder explicitamente todas as perguntas que se possam fazer. Muita informação fica, necessariamente, subentendida nas entrelinhas. Cabe a cada um colocar-se em condições de captar essas informações.

Testes semanais

453. Pessoas materialistas ficam retidas no astral inferior quando desencarnam?

452. Há pessoas que se dizem materialistas. O que você entende por materialismo? Resposta

451. Dizendo “astral inferior” ou “atmosfera fluídica da Terra”, estamos nos referindo a uma mesma coisa? Resposta

450. O valor é qualidade inata do espírito? Resposta

449. A doutrina racionalista cristã afirma que é possível evitar sofrimentos desnecessários. Há, então, sofrimentos necessários? Caso positivo, de que ordem? Resposta

448. Todo espírito desencarnado sofre? Resposta

447. Em continuação ao teste anterior, como proceder quando o problema se manifesta em crianças? Resposta

446. O teste 442 abordou o tema do desequilíbrio psíquico. Este distúrbio tem solução? Caso positivo, qual seria? Resposta

445. O que acontece com um animal de estimação (ou de qualquer outro) após sua morte? Resposta

444. O que significa ser independente psicologicamente? Resposta

443. Por que parte da humanidade é vítima de desequilíbrio psíquico? Resposta

442. Desequilíbrio psíquico e obsessão referem-se a um mesmo distúrbio mental? Resposta

441. Todo médium pode produzir fenômenos físicos? Resposta

440. Espírito é luz? Resposta

439. O que é mediunidade? Mencione alguns tipos. Resposta

438. Podemos irradiar para pessoas desencarnadas? Resposta

437. Medo da morte. Comentar. Resposta

436. Alguém lamenta dizendo que passa por momentos de angústia e que não consegue reagir, e pede sua ajuda. O que você lhe diria? Resposta

435. Como você está se servindo da sua atual encarnação? Resposta

434. Qual a finalidade maior das encarnações do espírito? Resposta

433. Espírito que ainda está no astral inferior e deseja reencarnar pode fazê-lo? Resposta

432. Qual a diferença, se houver, entre matéria etérica e matéria fluídica? Resposta

431. Quando um óvulo humano é fecundado, um espírito fica associado a ele. É possível esse espírito desistir da encarnação? Resposta

430. O espírito encarna porque tem de sofrer e necessita salvação. Você concorda? Por que? Resposta

429. Em cada noite bem dormida, vamos ao nosso mundo de estágio. Nessas ocasiões, podemos atualizar nossos compromissos ou assumir novos? Ou estes compromissos se limitam àqueles que assumimos ao nos preparar para a presente encarnação? Resposta

428. Por que e para que você está encarnado? Resposta

427. O que você entende por campo áurico? Resposta

426. É possível prever o futuro examinando a aura? Resposta

425. Há diferentes tipos de aura? Caso positivo, exemplificar. Resposta

424. O que você entende por aura? Resposta

423. As pessoas que têm mediunidade são menos ou mais evoluídas? Resposta

422. O que vem a ser a mediunidade de clarividência? Resposta

421. O Astral Superior tem o controle disciplinar sobre  os espíritos encarnados e desencarnados? Resposta

420. Temos capacidade de fazer bom uso do nosso livre-arbítrio? Resposta

419. Consta no livro “Prática do Racionalismo Cristão” que “Disciplina não se discute, se aceita e racionalmente se cumpre”. Comentar. Resposta

418. Ficar constantemente pensando na próxima encarnação é útil? Justificar sua resposta. Resposta

417. O que você entende por “saber pensar”? Resposta

416. Existem espíritos opacos? Resposta

415. Comentar sobre o desdobramento que ocorre quando dormimos. Resposta

414. Se alguém lhe diz que está tendo problemas financeiros, qual seria o seu comentário? Resposta

413. Comentar sobre fluidos deletérios. Resposta

33 Comments:

  1. Roberto B R Vieira

    Teste 451. Dizendo “astral inferior” ou “atmosfera fluídica da Terra”, estamos nos referindo a uma mesma coisa?

    Absolutamente, o primeiro se refere à falanges que se mantêm em nosso orbe e não querem ou não podem (por falta de esclarecimento) sair para seus mundos de origem; “atmosfera fluídica da Terra” é a conformação que nos é dada para formação material (composição do corpo) e subsistência da vida terrena.
    Boa noite a todos.
    Roberto (bobvieira)
    Uberaba, MG
    Assistente virtual

  2. a respeito? A maioria das pessoas quando se refere, sobre o encontro de almas gêm eas, o rotulam apenas à relacionamentos afetivos. Podemos encontrar em nossa jornada e

    449. A doutrina racionalista cristã afirma que é possível evitar sofrimentos desnecessários. Há, então, sofrimentos necessários? Caso positivo, de que ordem?

    Os sofrimentos fazem parte do viver na Terra, mas podemos ultrapassá-los com coragem e pensamentos elevados, amenizando-os em benefício próprio. Não seriam necessários, se não houvesse débitos a resgatar de encarnações pretéritas, oriundos das imperfeições e mau uso do livre-arbítrio. Os reveses surgem como testes de vida, nos dando a oportunidade de superá-los com paciência e boa vontade. Cada um de per si, suporta as vicissitudes da existência física, de acordo com seu grau de evolução, construindo seu progresso dentro das suas próprias limitações. Perfeição não existe neste plano-escola e, como seres em evolução, lutamos contra nossos erros, maus hábitos e imperfeições para nos livrar das ilusões da matéria. Sabemos que a felicidade é relativa no mundo Terra e que todos estão sujeitos aos sofrimentos, em conformidade com a baixa vibração da atmosfera terrena. Cabe-nos ser fortes de espírito, mantendo a força de vontade e determinação e evitar sofrimentos desnecessários ao aprimoramento espiritual.

    Boa noite amigos! Rose Monteiro.

  3. a respeito? A maioria das pessoas quando se refere, sobre o encontro de almas gêm eas, o rotulam apenas à relacionamentos afetivos. Podemos encontrar em nossa jornada e

    448. Todo espírito desencarnado sofre?

    O espírito, se permanecer quedado na atmosfera fluídica da Terra ao desencarnar por desconhecer sua composição astral e física, sofrerá as influências da matéria e do ambiente de baixa vibração reinante. No mundo-escola estão encarnadas várias classes de espíritos: densos, opacos e intermédios, processando a sua evolução. Se o espírito estacionar na encarnação presente por uso inadequado do livre-arbítrio, principalmente, os densos e opacos e, invariavelmente, os intermédios, estará sujeito a sofrimentos, por ter perdido a oportunidade de aprimorar-se e galgar mais um degrau em seu crescimento evolutivo. A partir da classe dos intermédios, eleva-se a partícula de força aos mundos diáfanos rumo à Luz puríssima, livre de qualquer influência terrena – trabalhando astralmente em benefício da humanidade. Só em missão especial, altruisticamente, poderá voltar à Terra, para empreender um trabalho especial, de conformidade à deliberação das Leis naturais.
    Boa noite amigos! Rose Monteiro. Santos, SP

  4. Paulo Freitas

    406. Indo a uma reunião pública do Racionalismo Cristão uma pessoa fica livre de espíritos obsessores?

    Olá, amigos. Desculpem-me a ausência. Encontro-me restabelecendo de enfermidades pelas quais sabia que deveria passar. Estou economizando a visão, que agora recupero através de tratamento quimioterápico que me permite ler sem embaralhar as letras.

    Minha resposta ao teste:
    A limpeza psíquica é total numa reunião pública, e inexorável com o astral inferior.
    No entanto, basta que a pessoa esmoreça por um instante, que emita breve pensamento negativo, para que ineditamente espíritos obsessores o reassistam, talvez até com mais intensidade.
    Ao participar dessas reuniões as pessoas aprendem a evitar o assédio obsessivo, a se manter com correção e não dar trelas às intuições malignas, que são simples de identificar: se não levam ao que é correto, se fazem sofrer ou não produzem o bem. Três coisinhas, como ensina o Mestre Antonio Cottas.
    A obsessão é algo contínuo face à facilidade com que espíritos do astral inferior transitam na atmosfera da Terra. Até que sejam arrebatados, muitos deles encontram campo fértil para suas mazelas na comunhão com os seres humanos.
    Não basta apenas fazer a limpeza psíquica. Há que se procurar viver com correção, se esclarecer para evitar atrair esses espíritos. A conexão com o astral inferior é instantânea. Basta a criatura ter pensamento negativo (intolerância, orgulho, vaidade, ciume, ódio, vingança, inveja, egoismo, discriminação, medo, preocupações etc).
    PAULO FREITAS
    Filial de Niterói

  5. 390. A mediunidade pode ser bloqueada?

    Ela não pode ser bloqueada porque está integrada à natureza de cada ser humano, seja qual for a sua modalidade desde a intuitiva à mais elevada característica que pode reunir vários tipos de mediunidade em uma só pessoa.
    Antonio Gurjão Praxedes

  6. celso carvalho

    387. Se você trabalhasse em um ambiente de invejas, intrigas e outros
    comportamentos negativos, como deveria proceder?

    Bem, aprendemos no Racionalismo Cristão que nada acontece por acaso e neste planeta convivemos com pessoas dos mais variados níveis de espiritualidades, e este ambiente de invejas e intrigas é uma oportunidade para pôr em prática nossa paciência, tolerância , complacência e todos atributos que possam nos ajudar nesta situação, como o raciocínio, inteligência, a vontade, consciência de si mesmo, domínio próprio, lógica, caráter e usar nosso livre-arbítrio como instrumento para ajudar estes irmãos em essência de alguma forma sair desta vibração negativa, porém sempre respeitando o livre-arbítrio dos semelhantes.
    A nossa conduta, nosso exemplo, muito ajudam também a amenizar estas situações.

    Celso Carvalho
    Pelotas, RS

    • 398. Trabalhos encomendados no baixo espiritismo para atrasar a vida das pessoas surtem efeito?

      Surtem efeito contrário, quando uma pessoa tem intenção de prejudicar outra, e essa pessoa que ela quis prejudicar for boa e tiver pensamentos elevados, sempre voltados para o bem, nada acontecerá para ela, essa vibração negativa voltará para pessoa que desejou o mal ainda com mais intensidade.
      Um abraço
      Lenita

      • Luiz Hamilton Menossi

        Concordo Lenita,

        A defesa mais eficiente, sem dúvida, para esses trabalhos encomendados é mesmo a conduta moral superior, que se fortalece pelo equilíbrio mental e emocional. Enquanto as más intenções geram apoio fluídico para os espíritos do astral inferior, as vibrações próprias das emoções e dos pensamentos dos racionalistas cristãos convictos são defesa contra tais citados trabalhos espirituais inferiores. Portanto, a melhor defesa contra os espíritos do astral inferior ainda provém da “integração do ser humano à vivência consciente dos preceitos do Racionalismo Cristão”, pois “o esclarecimento espiritual superior vacina contra quaisquer práticas inferiores”.

        Luiz Hamilton

  7. As leis naturais são aplicadas pela vontade e pensamento de Deus, através das forças da natureza em todo o universo, se diversificando conforme os planos e dimensões e os tipos envolvidos. Exemplos: a Química, a Física, a gravidade, as leis morais, ação e reação etc.

  8. Rafael Luis da Silva

    379. Ter muitas coisas a fazer pode gerar estresse. Dê uma sugestão para evitar o estresse.

    Para evitar o estresse devemos evitar os exageros, dispormos de hora para tudo de modo que haja equilíbrio entre o material e o espiritual. Caso que em um momento da vida precisamos nos sacrificar para obter algo que vai satisfazer no futuro. É preciso planejar e regojizar a cada pequena vitória e que o objetivo não esteja muito distante das possibilidades.

  9. Rafael Luis da Silva

    378. No teste 376 mencionou-se a força de vontade. Como fortalecer este atributo espiritual?

    A força de vontade é fortalecida através de algo que realmente seja bom para si, ou seja, através de conquistas de pequenas coisas proporcionando a satisfação para que mantenha o pensamento sempre otimizado para realizar algo. Desta forma, sendo praticada várias vezes a força tende aumentar pela certeza (convicção) que dará certo todo evento almejado. Mas se ficar sonhando alto de mais, esta força tende a diminuir e até mesmo cessar na perspectiva que nada dará certo.

    • Cynthia Maria Azambuja Corrêa

      Oi! Rafael, sabedoria também se conquista. Sua fala é tudo de bom, e também compartilho com esta forma de fortalecer o espírito. Dra. Cynthia

  10. Rafael Luis da Silva

    377. Se alguém lhe disser que está tendo problemas com o cônjuge e pedir ajuda, o que você responderia?
    Eu diria que nessa hora, a princípio, tem que se esforçar para manter a calma para não produzir vibrações que atrai obsessores e estabelece sintonia a eles, que é preciso aprender a fazer as irradiações e se esclarecer indo às reuniões públicas, caso não der, não esquecer de fazer as irradiações mentalmente no horário que são realizadas as reuniões ou apenas pensar nas reuniões dentro do horário dito anteriormente, caso não tenha dificuldade de se concentrar na mentalização das palavras da irradiação devido ao clima estabelecido.

  11. Braz Alves da Silva

    366. Antes de encarnar, o espírito escolhe o país onde pretende executar programa traçado em seu mundo de origem. Após encarnar, mudanças no programa têm consequências? Se houver, quais?

    Tem consequências sim, contudo essas podem ser tanto para melhor, quanto para pior, isso dependerá dos rumos e das ações tomadas em seu programa traçado. O fato de um espírito escolher determinado país para encarnar, não significa que ele terá de executar todo seu programa na pátria escolhida. Como sabemos, o mundo é uma escola que oferece a todos os seus alunos, em todos os lugares, reais condições de pôr em prática os seus objetivos. Desta forma, podemos iniciar o nosso programa em um país e terminá-lo em outro, isso dependerá da preparação do ser e do aproveitamento das oportunidades que surgirem. Um espírito pode se sujeitar a encarnar em situações bastante adversas e durante a sua vida física enfrentar essas adversidades, percorrendo novos trajetos sem se desviar do seu foco principal que é a evolução.

    Abraço e consideração.
    Braz Alves da Silva
    Filial Patrocínio do Racionalismo Cristão
    Belo Horizonte, MG, Brasil

  12. Braz Alves da Silva

    365. Vimos no teste anterior que pensamentos negativos atraem espíritos
    do astral inferior. Este tipo de pensamento pode ter outra consequência?
    Explicar.

    O pensamento faz todo o seu percurso em ondas vibratórias e pode ser conhecido por outros espíritos desde o momento em que é transmitido. Desta forma, pensamentos negativos não só transmite, mas também capta com a mesma intensidade, queira ou não, pensamentos afins, sofrendo a pessoa os efeitos perniciosos dessa ação, produzindo danos distúrbios psíquicos e físicos.

    Abraço e consideração.
    Braz Alves da Silva
    Filial Patrocínio do Racionalismo Cristão
    Belo Horizonte, MG, Brasil

  13. Rafael Luis da Silva

    365. Vimos no teste anterior que pensamentos negativos atraem espíritos do astral inferior. Este tipo de pensamento pode ter outra consequência? Explicar.

    Sim, repelem os espíritos superiores e suas vibrações que podemos captar por intuição e nos ajudam a superar problemas e ter ideias construtivas.

  14. Rafael Luis da Silva

    361. Afirma Luiz de Souza que devemos cultivar o espírito de obediência. Isto significa que devemos ser servos?

    Não podemos confundir ser servo com ser escravo.
    A pessoa que sabe obedecer é um bom servo, pois ser servo é um dever de todos não havendo distinção entre classes sociais. Já a obediência consiste em dar o respeito uns para com os outros não fugindo da capacidade que cada indivíduo tem fortalecendo a confiança um para com outros.

  15. Rafael Luis da Silva

    360. A mediunidade intuitiva tem algum papel na evolução do espírito?

    Tem, é através dela que ele consegue fluir bem o pensamento. O esforço de uma pessoa honesta para alcançar algo recebe auxílio das f
    Forças Superiores através da intuição que também promoverá a evolução do espírito.

  16. Rafael Luis da Silva

    359. Comentar sobre as ilusões da vida material.

    Esta ilusão consiste no indivíduo a satisfação e o prazer que a matéria proporciona, o prazer que só existe no campo material, portanto não se ligando no campo espiritual. Não entende que este prazer é passageiro e, quanto ao espiritual, é eterno. O prazer voltado para o campo material leva o indivíduo ao uso da matéria de forma desnecessária para o progresso do espírito e o não entendimento do porquê existem pessoas tão diferentes umas das outras. Acham que elas são assim porque querem ou é a vontade de Deus que desta maneira não podem fazer nada.

  17. Rafael Luis da Silva

    A falta de serenidade é uma coisa muito séria, o indivíduo que não se ponha a praticá-la perde uma boa oportunidade de ter boas intuições e dependendo do grau da falta dela ele pode se tornar um polo de atração dos espíritos do astral inferior. A falta de paciência e arrogância é um prato predileto para os obsessores, pois as vibrações que nós emitimos a essas duas proposições são baixas e estabelecem afinidade com as correntes do mal que o indivíduo acaba captando e transmitindo sem o menor entendimento que isto está ocorrendo.

  18. Rafael Luis da Silva

    A serenidade é um importante atributo do espírito.
    A serenidade é uns dos atributos do espírito que visa ser calmo, paciente e de estar emitindo boas vibrações de pensamentos na maior parte de tempo, a qual possibilita aos encarnados obterem boas intuições e não ser pólo de atração de obsessores.

  19. Rafael Luis da Silva

    356. Tecer comentários sobre o tema: intelectualidade versus espiritualidade.

    A intelectualidade é a forma em que vemos o mundo ao nosso redor e como interagimos com ele, já a espiritualidade está ligada ao conhecimento da vida, de como ela se processa, é ela que nos permite fazer escolhas. Exemplos disso são os vários segmentos religiosos que correspondem ao eu de cada um, porém na medida em que vão se espiritualizando vão se afastando das crendices religiosas.

  20. Rafael Luis da Silva

    355. Entre as experiências que o espírito acumula em suas múltiplas encarnações contam-se riqueza material e posições sociais.

    Nem sempre as riquezas materiais e posição social conduzem o espírito encarnado à evolução do mesmo, pois é preciso ter esclarecimento sobre a vida espiritual para que esses dois atributos materiais sirvam como ferramentas para promover a evolução dele. A Doutrina nos ensina que nós devemos levar a vida espiritual e a material com mesmo peso (equilíbrio), ou seja, na medida que vamos nos esclarecendo e pondo em práticas os ensinamentos a parte material vai sendo acrescentada na medida das necessidades, para que possamos caminhar neste processo evolutivo com conforto e o corpo saudável que permitirá ao espírito condutor a agir com vontade elevada e intensidade. Mas aquele que viver mais o espiritual e abrir mão do material certamente prejudicará o corpo e consequentemente o espírito, pois correrá o risco de não atender as necessidades vitais do corpo que durante o dia ele precisa manter.
    O social tem a sua importância dependendo da posição que se encontra podendo ajudar outras pessoas a encontrarem a dignidade de vida gerando novas oportunidades de trabalho.

  21. Cynthia Maria Azambuja Corrêa

    Teste 327.
    1) Tudo no planeta Terra é relativo, pois, se acontece um fenômeno natural como geada, chuva com gelo, tempestade com ventos fortíssimos, e algo ocorre diferente de nossa vontade, não podemos mudar essa situação, portanto, elas não são programadas.

    2) A doutrina racionalista cristã não usa esse termo destino, pois o espírito quando encarna é para fazer sua evolução na matéria, sendo uma partícula da Inteligência Universal, após o nascimento com vida, passa a ser chamado de espírito encarnado. Mas, sabe-se que a mediunidade é uma faculdade do espírito, e está no livre-arbítrio de cada ser dar-lhe a intensidade que busca, através do esclarecimento. Como são vários os tipos de mediunidades tais como mediunidade de efeitos físicos (sonoros, luminosos, motores, levitação, transporte, modificadores ou plasmadores, tiptologia:interior-bascular-alfabética-sematologia).
    Mediunidade de efeitos inteligentes: (intuitivo, videntes, psicofonia, psicografia, mecânica, intuitiva, semi-mecânica, ditada, sensitivo ou impressionável, audiente (ouve o que o espírito quer dizer), sonambúlicos (anímicos e espíritas), curadores, pneumatógrafos, pictografia (desenha através de espíritos). Por outro lado, a doutrina tem o capítulo sobre a mediunidade que desenvolve dentro das correntes do Astral Superior. Evidentemente que não tem nada a ver com o destino, e nada está pre-determinado. É necessário muito esforço e, principalmente, respeito e habitualidade nos esclarecimentos, mas, somente dentro de uma casa racionalista cristã, que tem a cultura mais refinada que já conheci. Sem mais, grande abraço.
    Dra. Cynthia M. A. Corrêa.

    • Rafael Luis da Silva

      “Mas, sabe-se que a mediunidade é uma faculdade do espírito, e está no livre-arbítrio de cada ser dar-lhe a intensidade que busca, através do esclarecimento.”
      Dra. Cynthia M. A. Corrêa. Do teste 327 da resposta 2.
      Eu entendo que todos devem se esforçar para saberem o grau da mediunidade que temos através do esclarecimento e não dar intensidade a ela. Dar intensidade está dando a entender em desenvolver a mediunidade que só pode ser feita dentro das correntes das casas racionalistas cristãs.

      • Cynthia Maria Azambuja Corrêa

        “Dar intensidade está dando a entender em desenvolver a mediunidade que só pode ser feita dentro das correntes das casas racionalistas cristãs.”
        Boa tarde! Senhor Rafael Luis da Silva.
        Obrigada pela sua leitura do texto 327 da resposta 2. Esse é o conforto que a Doutrina oferece. É exatamente esse o direcionamento do conhecimento: é necessário muito esforço e, principalmente, respeito e habitualidade nos conhecimentos, por conta do refinamento porque tem a garantia das correntes formadas mesmo. ( Na obra do Racionalismo cristão consta o entendimento). Mas, é exatamente esse entendimento que quis registrar naquele texto, porque a intensidade imensa (se é boa ou não) foi refinada pela cultura racionalista Cristã, assim falando, é como indico. É uma realização maravilhosa mesmo. Sem mais, grande abraço.
        Dra. Cynthia Maria Azambuja Corrêa
        Médium do Racionalismo Cristão

  22. Luiz Hamilton Menossi

    339. O Grande Foco evolui?

    Parece que a onda e a água são duas coisas diferentes, mas na verdade é uma só.
    Sem água a onda não existiria, e, se removermos a onda não haverá água. Assim é
    com a partícula inteligente individualizada e a Inteligência Universal, o Grande Foco.
    Sem a Inteligência Universal a partícula inteligente individualizada não existiria e, se
    removermos a partícula inteligente, não haverá Inteligência Universal. E o princípio
    fundamental do Universo, portanto, dessa Vida Inteligente Universal é justamente a
    Lei da evolução.
    Portanto, o Grande Foco evolui, embora TRANSCEDA A SOMA DE SUAS PARTES INDIVIDUALIZADAS.

    Leitura complementar: “Vibrações da Inteligência Universal”,
    autoria do Mestre Luiz de Mattos
    http://racionalismocristao.net/biblioteca/
    Luiz Hamilton

  23. Aristides Leonardo Ferreira filho

    339. O Grande Foco Evolui? Sim, evolui, porque é infinito, é ilimitado, incita e movimenta tudo no Universo com uma precisão perfeita fazendo os planetas girar em suas orbitas em torno do seu próprio eixo e em torno do Sol. O Grande Foco evolui porque ele não paralisa, trabalha incessantemente, está em constante crescimento, se expandindo, pró criando, perpetuando a espécie, a cada instante gerando novas galáxias e sistemas solares, gerando as partículas de forças individualizadas, suas filhas em essência, e como suas partículas de forças precisão de matéria para evoluir, são gerados os planetas escolas para a moradia de suas partículas de forças fazerem a evolução, e quando as forças chegam ao estágio de espirito ser humano encarnado em um corpo físico, já nascemos com o instinto da pró criação, da perpetuação da espécie, construindo nossa moradia para assentar nossa família e processar a evolução.

  24. Luiz Hamilton Menossi

    [Racionalismo] Teste 332 – Luiz Hamilton

    332. Vimos no teste anterior que forças não têm tamanho. Sendo o
    espírito uma força, também não tem tamanho. Podemos, contudo, vê-lo?

    A resposta ao teste anterior já deixou claro: sem forma e sem contorno o
    espírito é uma força e não pode ser visto. Suas expressões materiais sim!
    Veja, capítulos 2 e 4, respectivamente, “Força e Matéria”e “Espírito”, livro
    essencial Racionalismo Cristão, gratuito:
    http://racionalismocristao.net/biblioteca/
    Luiz Hamilton

  25. Morris Ferrer

    Achei estes testes o máximo. Muito legal mesmo. Obrigado.

  26. Braz Alves da Silva

    321. As oportunidades devem ser aproveitadas. Comentar.

    Em qualquer ambiente que se vive, em qualquer lugar onde se possa estar, as oportunidades estão presentes e, é preciso estar atento para saber aproveitá-las bem. Muito embora, conseguir o que queremos e necessitamos, pode não depender somente do nosso esforço, da nossa dedicação, mas também da nossa capacidade de saber o momento certo de agarrar com mãos firmes as oportunidades que surgir. O mundo está repleto de seres muito bem capacitados e, dedicados em tudo que possa trazer crescimento pra toda a humanidade. Quanto mais pessoas estiver perto de nós, mais oportunidades podem ser ofertadas, pois todos têm algo de bom a oferecer, contudo é necessário saber escolher bem quem você quer perto de si. Além do que, as pessoas de bem, podem nos ajudar a tomar as decisões mais acertadas na conquista de um objetivo. A vontade de crescer, dedicar-se, se preparar bem, elimina o medo, a indecisão, a ansiedade, fazendo com que cada um acredite mais em si mesmo, pois tudo que nos acontece, chega pelo merecimento e não, pela famigerada sorte, em que muitos teimam em acreditar. É do filósofo romano Sêneca a seguinte frase:  “Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade”. 

    Ótima semana, abraço e consideração a toda a Raciona-lista.
    Braz Alves da Silva, Filial Patrocínio do Racionalismo Cristão
    Belo Horizonte, MG, Brasil.

  27. Daniela Braz

    Teste 321. As oportunidades devem ser aproveitadas. Comentar.

    As oportunidades aparecem a todo o momento, portanto devemos estar capacitados e atentos, para que possamos aproveitá-las bem. Não podemos deixar que as oportunidades passem despercebidas por nós, temos que aproveitar todas elas ao máximo, pois assim estaremos mais habilitados para auxiliar os nossos semelhantes, em prol de uma vida mais digna, proveitosa e, voltada para o desenvolvimento espiritual de toda a humanidade.

    Aproveitem bem a semana, abraço a todos da Raciona-lista.
    Daniela Braz G. Alves, Filial Patrocínio do Racionalismo Cristão
    Belo Horizonte, MG, Brasil.

  28. Luiz Hamilton Menossi

    320. O gosto de reclamar é vício, é um mau hábito. Comentar.

    Também é verdade que podemos romper este hábito através
    da FORÇA DE VONTADE que é atributo do espírito inerente à
    FORÇA INTELIGENTE UNIVERSAL. – RC44, Capítulo 4, p. 45.
    http://www.racionalismo-cristao.org.br/bu/racionalismo-cristao44.pdf

    Luiz Hamilton
    Ribeirão Preto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *